
Apresentação
Prezado(a), Seja bem vindo(a).
O Gave foi elaborado para servir como instrumento prático para sanar as principais dúvidas que surgem no desenvolvimento das ações de Vigilância Epidemiológica na Atenção Básica.
Atualmente existem muitos meios de informação sobre as doenças na internet. Pelo volume de informação ocorre até uma incerteza de onde consultar. São muitos sites que trazem no seu conteúdo informações duvidosas e que não representam e não relacionam-se com os portais oficiais do Ministério da Saúde e outros órgão nacionais e internacionais de Saúde. Os portais e documentos oficiais, que existem disponibilizam informações de forma difusa, específicas e amplas, que acabam não atingindo os diferentes profissionais envolvidos nas ações de saúde - restringindo o conteúdo ao corpo médico e outros profissionais de formação superior.
O site elaborado é resultado do trabalho de conclusão do curso de Mestrado, que empenhou em conhecer as necessidades de formação em Vigilância Epidemiológica dos profissionais de saúde do município de Barra do Piraí.
O GAVE traz em seu conteúdo uma linguagem clara e sucinta, buscando atender as necessidades de conhecimentos de todos os profissionais e formações. O site foi elaborado baseado nas principais publicações do Ministério da Saúde e configura-se uma proposta que busca oferecer a divulgação de informações de forma dinâmica e acessível a todos os profissionais, acadêmicos e interessados pelo assunto.
Pensando na interatividade, ele foi criado em multiplataforma, sendo possível seu acesso através de computadores, smartphones e tablets, reunindo subsídios diversos para orientar as Equipes de Saúde da Família a respeito das questões ligadas aos problemas de saúde pública que mais acometem indivíduos e coletividades.
No portal você terá oportunidade de encontra:
· Informações atualizadas sobre as principais notícias temáticas do Brasil e do mundo em um blog.
· Orientações para o desenvolvimento de ações de vigilância Epidemiológica.
· Guia das doenças e agravos de notificação compulsória (combinando, aspectos clínicos, epidemiológicos, laboratoriais, tratamento, medidas de controle e outros).
· Seção de perguntas e respostas com as dúvidas frequentes.
· Dicas de cursos de formação na área para aprofundamento,
· Compartilhamento de materiais de trabalho e outros.
Esperamos contribuir para o fortalecimento das ações em saúde e diminuição da falta de registro por desconhecimento e falta de fichas, materiais diversos e consequentemente o aperfeiçoamento da prática em vigilância em saúde.
Um forte Abraço,
Amaro Neto
Gabriela Girão de Albuquerque
Orientação